Nosso Setor

PCHs e CGHs o que são?

As Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs)  são usinas hidroelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos. Segundo a resolução normativa Nº673, de 4 de agosto de 2015,  da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, obrigatoriamente, as PCHs devem possuir potência superior a 3 megawatts e igual ou inferior a  30 megawatts (MW) e seu reservatório deve apresentar no máximo 13 km² de área, excluindo a calha do rio.

As Centrais Geradoras Hidrelétricas, ou CGHs, são os empreendimentos hidrelétricos com potência menor ou inferior a 3,0 MW. Para a instalação de uma CGH, o processo é bastante simplificado e apresenta menor custo em relação a um projeto de instalação de uma PCH, uma vez que não é necessário elaborar o estudo de inventário e também o projeto básico.

 

Benefícios Ambientais das PCHs:

  • APP do reservatório

Contribui para a sociedade, melhorando a qualidade ambiental e a paisagem local. Conforme a abrangência da PCH, por lei é exigido uma manutenção do empreendedor de uma APP (área de preservação permanente) que pode variar de 30m a 100m em todo o entorno do rio, devendo ser recomposta com vegetação nativa.

  • Pesquisa científica e resgate arqueológico

Por meio de pesquisas de campo e do resgate arqueológico, disponibiliza para a população informações sobre os campos socioeconômicos, biológicos e físicos levantadas por meio das pesquisas, bem como, possibilita a recuperação da história e da cultura local a partir do resgate arqueológico.

  • Educação ambiental

Oportuniza a participação em programas ambientais para a conscientização da sociedade quanto a importância da preservação ambiental.

 

 

Benefícios para o desenvolvimento regional:

  • Incentivo ao turismo com visitas técnicas durante a construção e operação;
  • Criação de roteiros ambientais e museus arqueológicos;
  • Geração de empregos;
  • Aumento do faturamento do município;
  • Atrai industrias graças a melhor qualidade de energia;
  • Melhoria na infraestrutura local, a partir da criação de novas estradas e melhoramento das que já existem;
  • Novas oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva;

 

Importância das PCHs.

As PCHs são importantes porque são uma fonte de energia limpa e contribuem para o desenvolvimento econômico e social da região onde estão instaladas. Vale ressaltar também que elas promovem a preservação e conservação do ambiente, fauna e flora do local, porém isto está diretamente ligado à forma como será planejada e desenvolvida. Ou seja, as PCHs podem ser uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável, se seu planejamento ocorrer corretamente e se atender à todas as exigências ambientais previstas em lei.